Hindus de toda a parte do mundo expressaram sua raiva depois que um líder da Igreja Ortodoxa russa, Arcebispo Nikon, chamou o Deus Hindu, Senhor Krishna de demônio. O arcebispo solicitou com o prefeito local a proibição da construção de um templo Hindu em Moscou, dizendo que: "A contrução do templo de Krishna, ofende nossos sentimentos religiosos e insulta a cultura religiosa milenar da Rússia."
"Nós não podemos acreditar que nos dias de hoje em que temos que ter respeito com a coexistência multi-cultural, um líder da Igreja russa escolha fazer declarações que são intolerantes e desrespeitosas com um bilhão de Hindus no mundo," disse Kishore Ruparelia, falando na semana passada em Londres em favor da Campanha de Hindus russos.
"Os motivos para espalhar tal ódio estão claros, é uma tentativa de discriminar e atormentar a comunidade de Hindus na Rússia e parar a construção do templo," explicou Ramech Kallidai, secretário geral do Fórum de Hindus da Grã-Bretanha. "É inacreditável que um líder de uma Igreja tão poderosa possa fazer tais tentativas dogmáticas, vergonhosas e instigar tensão entre diferentes religiões. Isto está completamente contra todos os princípios de coexistência da multi-fé e cooperação, e inclusive de tradições religiosas como o Hinduísmo."
De acordo com vários indianos de Moscou, o movimento discriminatório pelo governo, faz a Rússia ser um lugar menos atraente para indianos viverem.
De acordo com Sr. Jha, En janeiro de 2004, o Prefeito Sr.Luzhkov de Moscou assinou um decreto atribuindo uma nova terra a noroeste para a construção de um novo templo no lugar do que foi demolido. Essa decisão foi seguida por protestos da Igreja Ortodoxa russa contra a construção do templo. Em outubro de 2005 o Prefeito revogou o decreto e deu a ordem para que os devotos Hindus se retirassem da terra atribuída por eles.
Agora os Hindus russos estão sem um local para colocar as divindades sagradas, que foram adoradas em Moscou por uma década.
O Primeiro Ministro indiano Manmohan Singh discutiu esta questão com o presidente Putin durante sua visita recente a Moscou. Putin concordou em encontrar o Prefeito de Moscou na próxima semana e assim esclarecer melhor esse assunto.