sábado, fevereiro 11, 2006

Domingo espiritual dos estudantes de Tecnologia


Fonte: Times of Índia

Estudantes da IIT (Instituto Indiano de Tecnologia, principal Universidade de Tecnologia da Índia), passam o domingo em contato com o lado espiritual, deixando os números de lado.

Como seria um fim de semana típico de um estudante de tecnologia? Esmagar números e rachar códigos de software é uma suposição possível.

Para esta nova geração da IIT acreditam estar entrando em contato com seu lado espiritual todos os domingos, então deixam os laboratórios e vão aos templos.

"Os estudantes de IIT gastam seus fins de semana assistindo aulas para melhorar a tensão, a concentração da mente e, naturalmente, cantando o Mahamantra – Hare Krishna Hare Rama no templo da ISKCON”, diz Vivek, coordenador do Fórum da Juventude.

Quando interrogado sobre a junção desses pólos que parecem tão opostos, Avinabh Grover, estudante de biotecnologia na IIT-DÉLHI, diz, “Para nós, este lugar é a mascote da espiritualidade indiana... o mito do Hinduísmo”.

“Aliás, estudantes sentem que essa espiritualidade é tão indispensável quanto a ciência. A ciência tem muitas limitações e suposições”.

“Por exemplo, a teoria do Big Ban parcialmente pode explicar a origem do universo, mas o que causou, que fenômenos, quem criou as partículas infinitésimas que fizeram acontecer? Pela religião, nós temos um melhor entendimento da natureza”, diz Sreenivasulu, um estudante mestre em tecnologia da IIT Kanpur.

“O envolvimento em atividades espirituais também quer dizer uma existência mais feliz. Depois de me unir a este grupo, sinto-me mais feliz e menos estressado na vida”.

“Acredite, é melhor que assistir a um filme ou TV”, diz Rakesh Kumar, de Kanpur.

Inspirado pelos estudantes da IIT, outros alunos de outras instituições também começaram a freqüentar os templos.

http://www.iskcon.com/new/060209_iit.html