sábado, fevereiro 11, 2006

TURCOMENISTÃO: Apelação contra a prisão da devota Hare Krishna fracassa


Por Felix Corley, Fórum 18 Serviço da Notícia.

Cheper Annaniyazova devota Hare Krishna fracassou na tentativa de ter sua sentença de sete anos de prisão anulada. Ela foi presa por cruzar a fronteira ilegalmente há 3 anos quando foi ao Cazaquistão viver no templo Hare Krishna em Almaty. Seu apelo foi rejeitado por um juiz na corte da capital Ashgabad em meados de janeiro. "O juiz achou que a sentença tinha sido justa e não havia nenhum motivo para um novo julgamento”, uma fonte do Fórum 18 disse. "Em outras palavras, o apelo foi mal sucedido e não há agora nenhuma esperança de liberação”. Os amigos e parentes esperavam que Annaniyazova fosse libertada na anistia recente de prisioneiros, mas isso não aconteceu.

Annaniyazova é uma das primeiras pessoas no Turcomenistão a tornar-se uma devota de Krishna, há três acusações contra ela, duas que são relacionadas com a travessia ilegal da fronteira. A terceira acusação, não foi levada a público no julgamento e a sentença extra imposta após a acusação também não foi feita a público, embora a sentença que ela recebeu excede a penalidade máxima possível sob as acusações sabidas.

Acredita-se no Turcomenistão que o aprisionamento deve-se a uma ordem da Polícia Secreta em intimidar a comunidade Hare Krishna.