segunda-feira, abril 24, 2006

Projeto KUMARA


Crianças de 06 a 12 anos.

INSCRIÇÕES ABERTAS

DE 25 A 30 DE ABRIL DE 2006
Sem taxa de inscrição ou mensalidade
Inscrições e informações com: Krishna Marga dd

Atividades de:
  • lazer,
  • recreação,
  • passeios,
  • aulas de teatro,
  • artes circenses,
  • acampamentos,
  • passeio de barco em Paraty,
  • música,
  • danças,
  • exposições e muito mais...


    PARTICIPE!!!

    AJUDE SEU/SUA FILHO(A) VIVER ESTA AVENTURA

    PROJETO KUMARA


    DURANTE OS MESES DE MAIO E JUNHO SERÁ DESENVOLVIDO EM NOVA GOKULA O PROJETO KUMARA.

    ESTE PROJETO TEM POR OBJETIVO CRIAR UMA ATMOSFERA ACOLHEDORA E PROPÍCIA AO AVANÇO DAS CRIANÇAS DE NOVA GOKULA.

    O PROJETO FOI ELABORADO POR UMA EQUIPE MULTIDICIPLINAR DE EDUCADORES, PAIS E COLABORADORES DURANTE OS MESES DE FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2006.

    FOI FEITO UM MINUCIOSO ESTUDO DA REALIDADE E NECESSIDADES DAS CRIANÇAS DE NOVA GOKULA, O QUAL CULMINOU NESTE PROJETO.

    O PROJETO É COORDENADO POR GIRINDRA DAS E CONTARÁ COM A COLABORAÇÃO DE DEZENAS DE DEVOTOS E ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO.

    OS PROFESSORES E MONITORES FORAM E ESTÃO SENDO CAPACITADOS PARA ATUAREM JUNTO ÀS CRIANÇAS.

    A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS (DAS CRIANÇAS INSCRITAS) NO ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES E NAS PALESTRAS DE ESPECIALISTAS SERÁ FUNDAMENTAL E OBRIGATÓRIA. Sendo requisito sine qua nom para a inscrição.

Informações: Girindra dasa (germano.rivera@gmail.com)

quarta-feira, abril 19, 2006

Livro de Vyasa Puja online de Srila Prabhupada !!!


Este ano todo o mundo está convidado outra vez a escrever uma oferenda para glorificar Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada no seu livro online de Vyasa-puja:
http://krishna.com/vyasapuja.

Como Srila Prabhupada impactou sua jornada espiritual ? Como seria sua vida hoje se Srila Prabhupada não tivesse tomado muitos desafios para fazer a Consciência de Krishna ser conhecida no mundo? Encoraje seu esposo(a), crianças, e amigos a pensar sobre como Srila Prabhupada fez a diferença em sua vida e escreva uma oferenda de apreciação.

O livro online de Vyasa-puja é patrocinado pelo website da Bhaktivedanta Book Trust, Krishna.com, visitado por mais de 3.000 pessoas por dia de todos os cantos do mundo. Ajude-nos a glorificar Srila Prabhupada. Acesse
www.krishna.com/vyasapuja/ e escreva sua oferenda.

domingo, abril 16, 2006

Escritório de Proteção à Criança no Brasil


Child Protection Office

Escritório de Proteção à Criança

EM PRIMEIRÍSSIMA MÃO

Quem lhes escreve é Dhanvantari Swami.

Por favor aceitem minhas reverências. Todas as glórias a Srila Prabhupada.

Acabo de receber uma ligação de Hanuman Prabhu da Espanha para agendar sua visita ao Brasil com o propósito de instalar o Escritório de Proteção à Criança conforme deliberação do GBC.

Ele fará seus trabalhos em dois grupos. Um em Campina Grande no período de 17 a 20 de junho em Campina Grande, para atingir o público da ISKCON das regiões Norte e Nordeste e no período de 24 a 28 de junho em Nova Gokula para atingir as demais regiões do Brasil Yatra.

Os trabalhos incluem os dois primeiros dias para maior abrangência do público interessado e os dois últimos de treinamento para "Juízes" de casos de efetivo abuso de criança. (sexual e outras violências)

Ele chegará ao Brasil através do aeroporto de Recife no dia 16 de junho e será trasladado para Campina Grande em seguida. No Sudeste, além de Nova Gokula, ele pretende se reunir em São Paulo com o Representante de BBT e Deputado do GBC, Giridhari Prabhu e também com o Turstee da BBT para o Brasil, Svavasa Prabhu.

Este é um assunto de grande importância para toda a ISKCON do Brasil, especialmente para Grhasthas e líderes de comunidades rurais, templos, centros culturais e congregações. Porém também é de interesse para brahmacaris e brahmacarinis, jovens estudantes universitários, filhos de devotos e pesquisadores sociais do Movimento Hare Krishna.

Acredito que um grande passo está sendo dado a caminho da reestruturação da educação em nosso Yatra.

Seu servo

Dhanvantari Swami

sexta-feira, abril 14, 2006

Novo documentário do Food For Life !!!


01 Abril - O Global Alimentos para a Vida em colaboração com os Estúdios Angry Lion produziu um novo documentário que destaca seus projetos ao redor do mundo.

O diretor de Produção, Devala Gorrick, foi um dos muitos voluntários que se arriscou em Sri Lanka ajudando com o projeto de alívio do Alimentos para a Vida. "Fiquei tão impressionado com o trabalho do Alimentos para a Vida que resolvi capturar imagens e fazer um filme," disse ele.

Devala está atualmente no estúdio de vídeo editando e planejando acabar o documentário em maio. Para o prazer de todos os amigos do Alimentos para a Vida, já há um trailer de 5 min que pode ser baixado. Acesse o site e clique em here: http://www.ffl.org/ffl_featured_story.php

Salvador - " Distribuindo Alegria "


No dia 08/04, devotos do programa Alimentos para a Vida de Salvador, distribuíram prasadam no asilo São Lázaro, que acolhe pessoas de rua e/ou abandono.
Foram distribuídas bolinhas doces e o Santos Nomes do Senhor com um kirtana feito por Ramanaji Das. Todos acompanhavam o kirtana batendo palmas e dançando dentro de suas limitações. Esses programas são chances especiais de levar os nomes de Krishna em cada lugar desse mundo.

Aprenda a fazer o famoso pastel indiano "Samosa"


  • Ingredientes massa

4 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
¾ de xícara de manteiga derretida

  • Recheio
1/2 colher (chá) de mostarda em grão
1/4 xícara de óleo
Gengibre ralado
1 colher (chá) de açafrão-da-terra (curcuma)
2 colheres (chá) de cominho moído
5 batatas cozidas, sem casca e cortadas em cubinhos
Coentro picado
Sal a gosto
Óleo para fritar



  • Preparo

Misture a farinha, a manteiga e o sal. Aos poucos adicione cerca de 1/2 xícara de água morna. Amasse até obter uma massa homogênea. Prepare o recheio: leve ao fogo o óleo junto com a mostarda. Quando começar a pipocar acrescente o gengibre. Frite rapidamente e adione o açafrão, o coentro moído e o cominho. Junte a batata e misture. Tampe a panela e cozinhe, em fogo baixo, por 3 minutos. Tempere com sal e adicione o coentro fresco picado, deixe esfriar. Sobre uma superfície lisa polvilhada com farinha de trigo, abra a massa em círculos de uns 12 cm de diâmetro. Corte cada rodela ao meio e com cada pedaço forme um cone. Coloque um pouco de recheio preparado e feche bem. Deixe sobre um pano umdecido. Frite os pastéis em óleo quente, em fogo baixo, pouco a pouco, até dourarem dos dois lados. Rendimento: 80 pastéis.
OBS: Para fechar bem os pastéis, umedeça as bordas de massa com água fria.
Total calórico: 100 kcal

Procurando um nome devocional ?


Ter um nome devocional é apropriado para todos os devotos da Consciência de Krishna. Facilitando essa procura, o site Vaisnavi.com lançou um guia de nomes masculinos e femininos com seus respectivos significados. Acesse:
Vaisnavi.com

Guerreiro Transcendental !!!


Foi lançada a primeira série de livros que une Consciência de Krishna e artes marciais escrita por um devoto praticante de karatê. A série "Guerreiro Transcedental" é um guia que define o desenvolvimento do caráter, com um prefácio poderoso escrito por Sua Santidade Bhakti Tirtha Swami. Comprando os três volumes da trilogia online você recebe um desconto especial! Acesse: http://www.artofbodyandmind.com/

quarta-feira, abril 12, 2006

Kamada Ekadasi (jejum de grãos)

Sri Suta goswami disse:
-Ó sábios, deixe-me oferecer minhas humildes e respeitosas reverências ao Supremo Senhor Hari, Bhagavan Sri Krishna, o filho de Devaki e Vasudeva, por cuja misericordia posso descrever sobre o dia de jejum que remove todo tipo de pecado. Foi para o devotado Yudhisthira que o Senhor Krishna glorificou os vinte e quatro Ekadasi primários, os quais destroem o pecado, e agora repetirei uma destas narrações para voces. Grandes sábios eruditos selecionaram estas vinte e quatro narrações dos dezoitos Puranas, pois elas são realmente sublimes. Maharaja Yudhisthira disse:
-Ó Senhor Krishna, ó Vasudeva, aceite por favor minhas humildes reverências. Descreva por favor o Ekadasi que ocorre durante o quarto crescente do mês Caitra(março/abril). Qual o seu nome e quais as suas glórias?
Senhor Sri Krishna respondeu:
-Ó Yudhisthira, por favor ouça-Me com atenção enquanto Eu descrevo a antiga história deste sagrado Ekadasi, uma história que Vasistha muni narrou certa vez ao rei Dilipa, o bizavô do Senhor Ramachandra. O rei Dilipa perguntou ao grande sábio Vasistha:
-Ó brahmana sábio, desejo ouvir sobre o Ekadasi que durante o quarto crescente do mês Caitra. Por favor descreva isto para mim. Vasista muni respondeu:
-Ó rei, sua pergunta é gloriosa. Narrarei com alegria aquilo que você deseja saber. O Ekadasi que ocorre durante o quarto crescente do mês Caitra chama-se Kamada Ekadasi. Ele consome todos os pecados, assim como o fogo florestal consome toda lenha sêca. Ele é muito purificante e concede o mérito mais elevado àquele que fielmente o observa. Ó rei, ouça agora a antiga história, a qual é tão meritória que pode remover todos os pecados simplesmente por ser ouvida.
Uma vez, muito tempo atrás, havia uma cidade estado chamada Ratnapura, a qual estava decorada com joías e ouro, e na qual serpentes de prêsas afiadas costumavam desfrutar de intoxicação. O rei Pundarika era o governante deste belíssimo reino, o qual reunia muitos Gandhavas, Kinaras e Apsaras entre seus habitantes.
Entre os Gandhavas estava Lalita e sua esposa Lalitá, os quais eram dançarinos especialmente graciosos. Esses dois estavam intensamente atraidos um pelo outro e a casa deles era repleta de grande riqueza e alimentos finos. Lalitá amava muito seu marido e por outro lado ele pensava nela constantemente dentro de seu coração.
Certa vez, na corte do rei Pundarika, muitos Gandharvas estavam dançando e Lalita cantava sozinho, sem sua esposa. Ele não pode evitar de pensar nela enquanto cantava e por distração perdeu o ritimo, desafinado. Realmente, Lalita cantou o final da canção de forma incorreta e uma das serpentes invejosas que auxiliavam na corte, reclamou ao rei de que Lalita estava absorto pensando em sua esposa, em vez de pensar no seu soberano. O rei ficou furioso após ouvir isto, seus olhos ficaram vermelhos de raiva. De repente ele gritou:
-Ó patife tolo, devido a você estar pensando luxuriosamente em uma mulher, em lugar de pensar reverentemente em seu rei enquanto executa seus deveres na corte, eu lanço a maldição que você se torne imediatamente um canibal!
Ó rei, Lalita se transformou de imediato em um terrivel canibal, um grande demônio comedor de gente, cuja aparência todos temiam; seus braços tinham treze quilometros de comprimento, sua boca era tão grande quanto uma caverna gigantesca, seus olhosb eram tão temerosos quanto o sol e a lua, suas narinas assemelhavam-se a enormes buracos na terra, seu pescoço era uma verdadeira montanha, seus quadris tinham seis quilometros de largura e seu corpo gigantesco extendia-se até cento e dois quilometros de altura. Desta maneira, o pobre Lalita, o amável cantor Gandharva, teve de sofrer a reação de sua ofensa ao rei Pundarika. Vendo seu marido sofrendo como um terrível canibal, Lalitá tornou-se imersa em mágoas. Ela pensou:
-Agora que meu marido está sofrendo os efeitos da maldição do rei, qual será meu destino? O que devo fazer? Onde devo ir? Desta maneira Lalitá sofria dia e noite. Em lugar de desfrutar da vida como uma esposa de gandharva, ela tinha de perambular por toda parte da densa floresta com seu marido monstruoso, o qual tinha caído completamente sob o manto da maldição do rei e estava inteiramente ocupado em terríveis atividades pecaminosas. Ele perambulava irregularmente por regiões proibidas, o belo semideus gandharva reduzido agora ao comportamento medonho de um comedor-de-gente. Totalmente pertubada em ver seu querido marido sofrendo tanto nesta terrível condição, Lalitá começou a chorar enquanto o seguia na louca jornada.
Porém, pela boa fortuna Lalitá um dia encontrou-se com o sábio Sringi. Ele estava sentado no pico da famosa colina Vindhyacala. Aproximando-se do asceta, ela ofereceu imediatamente suas respeitosas reverências. O sábio percebeu-a curvada perante ele e disse:
-Ó belíssima, quem é você? De quem você é filha e porque veio até aqui? por favor conte-me toda verdade. Lalitá respondeu:
-Ó grande sábio, sou filha do grande gandharva Viradhanva e meu nome é Lalitá. Ando pelas florestas e planícies com meu querido esposo, o qual o rei Pundarika amaldiçoou a se tornar um demônio comedor-de-gente. Ó brahmana, eu estou muito aflita em ver esta forma feroz e suas terríveis atividades pecaminosas. Ó mestre, por favor diga-me agora como poderei executar algum ato de expiação em benefício do meu marido. Ó melhor dos brahmanas, que ato piedoso poderei executar para livrá-lo desta forma demoníaca? O sábio respondeu:
-Ó dama celestial, há um Ekadasi chamado Kamada que ocorre no quarto crescente do mes Caitra. Ele está chegando em breve. Quem quer que jejue neste dia tem todos os seus desejos satisfeitos, se você observar este Ekadasi, jejuando de acordo com as regras e regulações e transferir o mérito obtido a seu marido, ele livrar-se-á da maldição imediatamente. Lalitá ficou contentíssima ao ouvir estas palavras do sábio.
Assim, Lalitá observou fielmente o jejum no Kamada Ekadasi, de acordo com as instruções do sábio Sringi e no Dvadasi, ela apresentou-se perante a deidade do Senhor Vasudeva e disse:
-Observei fielmente o jejum do Kamada Ekadasi. Pelo mérito alcançado por meio do meu jejum, deixe que meu marido se liberte da maldição que o transformou em um canibal demoníaco. Possa o mérito que assim ganhei libertá-lo da miséria.
Quando Lalitá acabou de falar, seu esposo, o qual estava próximo, libertou-se imediatamente da maldição do rei. Ele reobteve de imediato sua forma original como o gandharva Lalita, um esbelto cantor celestial adornado com muitos ornamentos formosos. Agora, com sua esposa Lalitá, ele poderia gozar ainda mais opulências do que antes. Tudo isto foi conseguido pelo poder e glória do Kamada Ekadasi. Por fim o casal de gandharvas embarcaram em um aeroplano celestial e subiram ao céu. O Senhor Sri Krishna continuou:
-Ó Yudhisthira, ó melhor dentre os reis, qualquer pessoa que ouça esta narração maravilhosa deve certamente observar o sagrado Kamada Ekadasi com o melhor da sua habilidade, tão grande é o mérito que ele concede ao seguidor fiel. Eu portanto descrevi as glórias dele para o benefício de toda humanidade. Não há Ekadasi melhor do que o Kamada Ekadasi. Ele pode erradicar até mesmo o pecado de se matar um brahmana e ele tambem nulifica as reações de maldições demoníacas, limpando a consciência. Em todos os três mundos, entre as entidades vivas móveis e imóveis, não há dia melhor.
Assim acaba a narração das glórias do Caitra-sukla Ekadasi, ou Kamada Ekadasi do Varaha Purana.

quinta-feira, abril 06, 2006

Sri Rama Navami Ki Jay !!!


Sri Rama Navami é uma encarnação poderosa da Suprema Personalidade de Deus como um rei ideal. Ele apareceu em Treta-yuga, mais de dois milhões de anos atrás. Sob a ordem do Seu pai, Maharaja Dasharatha, o Senhor Ramachandra morou na floresta de Dandakaranya durante quatorze anos, junto com Sua esposa, Sita Devi, e Seu irmão mais jovem, Lakshmana. Depois que o poderoso demônio Ravana seqüestrou Sua esposa, o Senhor Ramachandra, com a ajuda do Seu fiel servo Hanuman, retornou e matou Ravana juntamente com os exércitos de Ravana. A história dos passatempos do Senhor Ramachandra é recontada pelo sábio Valmiki no Seu Ramayana. (Também veja Srimad-Bhagavatam 1.3.22, 2.7.23-25, 5.19.1-8 e Canto Nove, capítulos 10 e 11).
Aprecie um slide com fotos do Senhor Ramachandra com um bhajan de fundo musical acessando:

"Gulab deixa esse mundo e volta para Krishna"

Gulab Kali, o famoso elefente dançarino de Mayapur, faleceu no dia 01 de abril de 2006 com 27 anos. Ele estava seriamente adoecido e não conseguia se levantar nos últimos dias de vida. Depois desse último festival de Gaura Purnima, os pés de Gulab infeccionaram e os médicos veterinários estavam fazendo todo o tratamento necessário, mas a cada dia ele vinha piorando. Devotos iam todos os dias visitar o elefante, oravam, cantavam, afagavam ele, e ofereciam ajuda na esperança de uma melhora. Mas nesse último dia 01/04 ele faleceu perto das 06 da tarde.
Pelas suas grandes atividades ao serviço das deidades, ele com certeza voltou pra Krishna. Em sua homenagem foram distribuídos no templo prasadam como, puri, sabji, rasagula e arroz doce. Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare !!!

sábado, abril 01, 2006

Notícias do IBEV

CHANDRAMUKHA SWAMI
E SEMINARISTAS DO IBEV
FAZEM SHOW PARA LÍDERES DA PETROBRÁS

Este mês de março termina deixando mais novidades em Vrajabhumi. Durante os dias 17, 18 e 19 último, se encontraram no Ashram Vrajabhumi dezenove dos vinte e sete alunos inscritos na primeira turma do curso de Bhakti-Shastra, oferecido pelo Instituto Bhaktivedanta de Estudos Vaishnavas (IBEV) para quem não pode estudar em regime de internato no Seminário do IBEV. Esta turma voltará a se encontrar nos próximos dias 7, 8 e 9 de abril, e os encontros prosseguirão até o fim do ano, em um final de semana por mês, sempre em Vrajabhumi. Além de SS Chandramukha Swami, também ministraram aulas Lilaraja Das, Jaya Advaia Das e Krishna Mahotsava Devi Dasi.

E por falar no Seminário do IBEV, os onze seminaristas que se preparam para a prova de Bhakti-Shastra em regime de internato em Vrajabhumi fizeram uma apresentação musical no último dia 24, ao lado de SS Chandramukha Swami, no encerramento da palestra do Maharaja em um treinamento promovido pela Petrobrás para seus líderes (ver fotos). O treinamento inspira-se no livro O monge e o executivo, e Maharaja participa do evento fazendo uma exposição sobre as ações e disciplinas empreendedoras de um monge.
Para variar, a palestra foi um sucesso, é claro. Ao final, Maharaja Chandramukha foi ovacionado, e todos os presentes dançaram ao som do kirtana conduzido por SS Chandramukha Swami e a banda formada pelos seminaristas.

Depois, Maharaja recebeu em Vrajabhumi a visita do palestrante que representa o "executivo" no treinamento. Ele é da presidência da Varig, da qual é curador e convidou SS Chandramukha Swami para um trabalho voltado para treinamento de executivos em alto nível.


Por Vanavihari dd

Retiro no Paraíso dos Pândavas


Estão programados três retiros maravilhosos para Abril, no Paraíso dos Pândavas (Chapada dos Veadeiros – GO).

As vagas são poucas e os retiros tendem a se esgotar em poucos dias, portanto, não perca tempo!

Todos incluem deliciosa alimentação vegan integral já incluída no preço, acesso a nossa reserva ambiental (390 hectáres numa altitude de 1300 m., com cachoeiras particulares, serra, mata, etc.), muitos bhajans, japa e boa associação! Durante esses três retiros teremos também a presença especial de Sri Nrsimha Das, presidente do Templo do RJ, experiente devoto e um dos mais requisitados músicos do Movimento Hare Krishna no Brasil.

Semana Santa (14-16 de Abril):
- Passeios programados para duas das mais bonitas cachoeiras da região
- Aulas de Bhagavad-gita e Srimad Bhagavatam

Mais detalhes aqui:
http://www.pandavas.org.br/pag_comp/retiros/semana_santa.htm

Yoga no Paraíso (21-23 de Abril):
- Aulas de yoga pré-classica, yoga dupla e pranayana com a Professora Katea Barros
- Oficina de massagem e massoterapia

Mais detalhes aqui:
http://www.pandavas.org.br/pag_comp/retiros/yoga_1.htm

Maha Sat-Sanga (28 de Abri – 1 de Maio)
- Com a presença de Srila Dhanvantari Swami
- Seminário de Sri Isopanishad ministrado por Srila Dhanvantari Swami
- Agni-hotra (sacrifício de fogo)

Mais detalhes aqui: