terça-feira, fevereiro 06, 2007

Aparecimento Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura - 07/02

Nesta quarta-feira, dia 7 de Fevereiro de 2007, se comemora o Aparecimento de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, que foi o mestre espiritual de Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Svami Prabhupada, o Fundador-acarya da ISKCON.

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati divulgou com muito vigor os ensinamentos do Senhor Caitanya Mahaprabhu no começo do século vinte.

Ele pregou com vigor contra as influências profundamente enraizadas do sistema de castas e do impersonalismo. Encontrando-se com eruditos acadêmicos, educadores e outros lí­deres da sociedade e escrevendo maisde 108 ensaios e livros, ele trabalhou para apresentar a consciência de Krsna como uma ciência altamente exaltada. Ele estabeleceu 64 templos, conhecidos como Gaudiya Mathas, dentro e fora da Índia.

Ele pregava convincentemente contra fanáticos pelas castas e os desvios filosóficos do Gaudiya Vaisnavismo. Tentou unir as quatro sampradayas Vaisnavas publicando seus ensinamentos. Srila Sarasvati Thakura ganhou o título de Nrsimha Guru por seu destemor e poderosa transmissão do siddhanta Vaisnava. Mayavadis atravessavam a rua para evitar de confrontar o “guru-leão.” Além de ser um corajoso pregador, era ornamentado com todas as qualidades divinas e cheio de amor extático por Deus. Estabeleceu 64 templos Gaudiya Math na Índia e centros na Birmânia (Miyanmar), Inglaterra e Alemanha.

Srila Sarasvati Thakura escavou o local de aparecimento do Senhor Chaitanya no Yogapitha em Sridhama Mayapur, apesar de pesada oposição por parte dos Goswamis de casta de Navadvipa, ávidos de dinheiro. Construiu um belo templo Gaudiya Math ali.

Suas três Brhat-mrdangas (prensas tipográficas) em Madras, Calcutá, e Krishna-nagara, costumavam jorrar livros, revistas, e jornais para espalhar a mensagem de Sri Gauranga Mahaprabhu.
Quando perguntado porque imprimia um jornal espiritual diário intitulado Nadia Prakash, Srila Sarasvati Thakura respondeu. “Se uma insignificante cidade pode produzir cinco jornais diários, então por que não podemos publicar um jornal a cada segundo sobre as eternas, sempre novas atividades da Suprema Personalidade de Deus em Seu ilimitado planeta espiritual, Goloka Vrindavana?”