Hospital Bhaktivedanta – “Servindo com Devoção”

O grupo de médicos esforçou-se pelas várias áreas ao redor de Maharashtra, Índia, cuidando de pessoas que praticamente não tinham nenhum acesso ao cuidado médico moderno. Muitos anos de serviço foram dedicados a milhares de pacientes e assim surgiu o nascimento da Clínica de Sri Chaitanya, uma clínica pequena na Estrada de Mira num subúrbio distante de Thane, próximo a Mumbai, tornando-se depois um grande hospital.
Os serviços do Hospital Bhaktivedanta atingem 1,5 milhões de pessoas dentro de um raio de 10 quilômetros na região. O Bhaktivedanta oferece a vantagem da medicina moderna junto com o conhecimento antigo de terapias alternativas diferentes, fornecendo uma aproximação holística e cuidados com os pacientes.
O trauma mental dos pacientes e de suas famílias é assistido pelo departamento de Cuidado Emotivo Espiritual, plenamente equipado com conselheiros e enfermeiras. Muitos casos de álcool e uso de drogas foram tratados com êxito por este departamento.
Em 2003, o hospital permaneceu fechado, por causa de ataques do Shiva Sena, um grupo radical hindu.
O hospital é dirigido por Sri Chaitanya Seva sob a presidência de Sr. Hrishikesh Mafatlal, e de um grupo de procuradores que fornecem a estratégia necessária e direção para o crescimento. O lema do hospital “Servindo com Devoção” é seguido em espírito por todos os 460 funcionários e os 100 consultores especialistas do hospital.
Hoje o Hospital Bhaktivedanta está entre os melhores centros de saúde da Índia e sempre é noticiado nos melhores jornais do país, tais como: Times of India, Indian Express, Healthcare Management, Pharmabiz Chronicle, India Today, Aaj Tak TV channel, Afternoon e outros.



Uma linda lua cheia iluminou, e a chuva, que caiu somente no último dia, confirmou com um arco-íris o sucesso do primeiro Bhagavat-saptaha Yajña do Ocidente, realizado entre 9 e 15 de janeiro, no
Os participantes terminaram de chegar em Vrajabhumi na noite do domingo, dia 8 de janeiro, provenientes de diversos lugares, como Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Nova Gokula e outros. Nessa mesma noite, iniciou-se o sacrifício com uma cerimônia de Agni Hotra, celebrada por Paravyoma Prabhu, discípulo de Srila Prabhupada e um dos primeiros devotos a propagar o conhecimento do Srimad Bhagavatam no Brasil.
Nas cadeiras dos recitadores, postadas na frente do altar, devotos e devotas revezaram-se ao longo da semana, dando dinamicidade à leitura dos mantras. Porém merece menção especial a incansável presença de Purushatraya Swami, que permaneceu constante na posição de recitador, desde a sua chegada na terça-feira, até a manhã do último dia, quando encerrou-se a leitura do décimo primeiro canto. Segundo Maharaja Chandramukha, ele não suportou a partida de Krishna da Terra e não quis mais ler as profecias do décimo segundo canto do Srimad Bhagavatam para Kali Yuga.
Também merece destaque a presença de muitos participantes como a devota Rama Shakti, que se fez acompanhar de toda a família, pai, mãe, filha e marido – Sandheep Patel, um indiano que, sem falar Português, durante todos os dias ouviu a recitação do Srimad Bhagavatam, desfrutando dos benefícios do sacrifício. Destaque ainda para o mascote Syama Rupa, de treze anos, que, acompanhando a mãe, Lalita Gopi e a irmã, não perdeu um dia de sacrifício e ainda teve tempo para fazer serviços devocionais; para Patrícia e Alicia, que, a passeio em Vrajabhumi, participaram pela primeira vez de um programa da ISKCON; e para a devota Nityananda, também acompanhada de toda a família, marido, filho, madrinha e de "Krishna-Krpa", a gata de estimação.
Muitos outros Bhagavat-spatah Yajña virão com certeza, mas o primeiro sempre será lembrado por todos os que mereceram ser os primeiros do Ocidente a participar desse sacrifício, pela misericórdia de Srila Prabhupada, e compartilhar seus benefícios com todo o mundo. Como afirma o próprio Chandramukha Swami, foi realmente uma loucura, proposta por um louco e aderida por outros quarenta loucos. Loucos de amor por Sri Krishna, a Suprema Personalidade de Deus! Todas as glórias sejam para os devotos reunidos!

















