terça-feira, janeiro 31, 2006

Hospital Bhaktivedanta – “Servindo com Devoção”


Em meados de 1986, médicos unem-se por um mesmo sonho, depois de completarem suas especializações na medicina. O sonho coletivo de fornecer saúde de qualidade em convênio privado com custos acessíveis para a população.

O grupo de médicos esforçou-se pelas várias áreas ao redor de Maharashtra, Índia, cuidando de pessoas que praticamente não tinham nenhum acesso ao cuidado médico moderno. Muitos anos de serviço foram dedicados a milhares de pacientes e assim surgiu o nascimento da Clínica de Sri Chaitanya, uma clínica pequena na Estrada de Mira num subúrbio distante de Thane, próximo a Mumbai, tornando-se depois um grande hospital.

Os serviços do Hospital Bhaktivedanta atingem 1,5 milhões de pessoas dentro de um raio de 10 quilômetros na região. O Bhaktivedanta oferece a vantagem da medicina moderna junto com o conhecimento antigo de terapias alternativas diferentes, fornecendo uma aproximação holística e cuidados com os pacientes.

O trauma mental dos pacientes e de suas famílias é assistido pelo departamento de Cuidado Emotivo Espiritual, plenamente equipado com conselheiros e enfermeiras. Muitos casos de álcool e uso de drogas foram tratados com êxito por este departamento.

Em 2003, o hospital permaneceu fechado, por causa de ataques do Shiva Sena, um grupo radical hindu.

O hospital é dirigido por Sri Chaitanya Seva sob a presidência de Sr. Hrishikesh Mafatlal, e de um grupo de procuradores que fornecem a estratégia necessária e direção para o crescimento. O lema do hospital “Servindo com Devoção” é seguido em espírito por todos os 460 funcionários e os 100 consultores especialistas do hospital.

Hoje o Hospital Bhaktivedanta está entre os melhores centros de saúde da Índia e sempre é noticiado nos melhores jornais do país, tais como: Times of India, Indian Express, Healthcare Management, Pharmabiz Chronicle, India Today, Aaj Tak TV channel, Afternoon e outros.

Primeiro Festival Anual Internacional de Cinema – 11/03 em Mayapur


Os DVDs chegam de várias partes do mundo - África do Sul, Índia, Reino Unido, Polônia, EUA, etc. “Estou surpreso com a alta qualidade e profissionalismo das filmagens,” anotou Nrsimhananda dasa, organizador do festival. “Vaisnavas estão na era das tecnologias digitais, e os assuntos são variados e profundos. Os devotos em Mayapur estão muito satisfeitos”. Será apresentado o “Nityananda Prêmio” junto com gratificações em dinheiro. Na noite de 11 março será a etapa principal, e Nityananda dasa promete que será uma ocasião interessante e memorável, assim como os Oscars.

Nas duas noites seguintes, serão exibidas projeções completas no auditório do samadhi. Haverá também uma surpresa. A estréia de uma tecnologia que será um avanço na pregação com vídeos. Um especial “Prêmio de Realização de Tempo de vida” em película/vídeo também será dado. Se Billy Cristal ou Aishwarya Rai não forem a Mayapur, já foi arranjado um mestre de cerimônias igualmente espetacular. Se qualquer “cineasta” ainda não enviou sua obra-prima, há tempo. Contate imediatamente: nrs@charter.net. “O festival está aberto a todos os Vaisnavas do mundo e não há nenhuma taxa”. Submetido por ITV

domingo, janeiro 29, 2006

Raridade: Vídeo de Bhaktisidhanta Sarasvati na net


Uma curta filmagem de Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura, o guru de Srila Prabhupada, fundador da ISKCON, foi achada circulando na net. Essa é a única filmagem de que se tem notícia de Srila Bhaktisiddhanta (1874-1937 ).

O raro vídeo está agora disponível para a nossa boa fortuna. Ele prega sobre as glórias das Escrituras védicas sagradas no Shri Chaitanya Math (Portão Principal e Cúpula mostrada no vídeo), Shri Dhama Mayapura, nos pés de lotus das deidades de Shri Gauranga e Shri Shri Gandharvika Giridhari, que são mostrados na primeira parte do vídeo. Não há nenhum áudio neste vídeo.
Clique no link e veja: www.iskcon.com/downloads/bst.wmv

O grande sucesso do Ratha Yatra de SP !!!

Para quem não pôde participar deste grande evento do "VII Ratha Yatra de São Paulo", agora pode conferir o que houve de melhor no festival. Atrações incríveis como o desfile de carros, shows musicais, dança, teatro e prasadam. Veja mais no site: www.harekrishnasp.com.br.

Devotos realizam o 1º Bhagavat-Saptaha Yajña em Vrajabhumi


Leiam o artigo completo sobre esse grande Yajña, publicado por M. Vana Bihari d.d.:

ASSIM DÁ GOSTO FAZER SACRIFÍCIO

Uma linda lua cheia iluminou, e a chuva, que caiu somente no último dia, confirmou com um arco-íris o sucesso do primeiro Bhagavat-saptaha Yajña do Ocidente, realizado entre 9 e 15 de janeiro, no Ashram Vrajabhumi, em Teresópolis (RJ), reunindo quarenta participantes, sob a coordenação de Chandramukha Swami, com a presença especial de Purushatraya Swami. Na sala do templo, as deidades de Sri Sri Krishna Balarama testemunharam oitenta horas de recitação do Srimad Bhagavatam, o mais belo de todos os puranas védicos, porque tem como finalidade apresentar as atividades na Terra da Suprema Personalidade de Deus, Sri Krishna, e Seus devotos.

E para que tudo saísse perfeito, como saiu, esteve impecável a equipe de apoio logístico do Ashram Vrajabhumi, formada por oito devotos residentes na comunidade, sob o comando de Lila Raja Prabhu. Foram eles os responsáveis pela hospitalidade que fez do sacrifício um prazeroso encontro realizado em clima de muita bondade.

Os participantes terminaram de chegar em Vrajabhumi na noite do domingo, dia 8 de janeiro, provenientes de diversos lugares, como Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Nova Gokula e outros. Nessa mesma noite, iniciou-se o sacrifício com uma cerimônia de Agni Hotra, celebrada por Paravyoma Prabhu, discípulo de Srila Prabhupada e um dos primeiros devotos a propagar o conhecimento do Srimad Bhagavatam no Brasil.

A recitação dos dezoito mil versos do purana começou então no dia seguinte, logo depois da cerimônia do Mangal Arati, a partir das 6 horas, e prosseguiu até as 19 horas, com intervalos para a prasada, das 9h30 às 10h30 e das 14 horas às 16 horas. Entretanto, na quarta-feira, o horário de recitação foi alterado, para evitar qualquer atraso que pudesse atrapalhar a conclusão do yajña em sete dias. Assim, a recitação passou a começar diariamente às 5h30, parando às 22 horas, com intervalos das 9h30 às 10h30, das 14 horas às 15h30 e das 19 às 20 horas.
Nas cadeiras dos recitadores, postadas na frente do altar, devotos e devotas revezaram-se ao longo da semana, dando dinamicidade à leitura dos mantras. Porém merece menção especial a incansável presença de Purushatraya Swami, que permaneceu constante na posição de recitador, desde a sua chegada na terça-feira, até a manhã do último dia, quando encerrou-se a leitura do décimo primeiro canto. Segundo Maharaja Chandramukha, ele não suportou a partida de Krishna da Terra e não quis mais ler as profecias do décimo segundo canto do Srimad Bhagavatam para Kali Yuga.

Mas o reforço chegou com mais um discípulo de Srila Prabhupada. Krishna Kishora Prabhu sentou-se entre os recitadores no domingo pela manhã e se levantou às 14 horas, quando se encerrou a leitura dos mantras. O sacrifício se concluiu, depois da entrega dos certificados e agradecimentos dos recitadores e de alguns participantes, com um puja a Srila Prabhupada e ao Srimad Bhagavatam, seguido de um fantástico kirtana, que, é claro, não poderia faltar.

E, para variar, a festa terminou em pizza. A receita era de mãe Govinda, mas quem arregaçou as mangas da kurta na cozinha foi seu consorte Rama Dhanuh Prabhu. O casal mostrou em Vrajabhumi porque seu restaurante e pizzaria em Nova Gokula já se tornou referência nacional. Talvez tenha sido por isso que Maharaja Chandramukha garantiu a presença dos dois no yajña do Chaitanya Caritamrta, que anunciou para o próximo mês de maio. Assim, dá até gosto fazer sacrifício!
E, por falar em festa e em Maharaja Chandramukha, que já são quase sinônimos, na penúltima noite do Bhagavat-saptaha, ele foi o show. Para o deleite dos participantes e da galera que chegou no fim de semana para o encerramento do sacrifício, o swami deu uma canja e fez uma prévia do seu próximo CD que vem por aí. E não deu outra, todo mundo dançou. Melhor dizendo, dançou quem foi dormir cedo.

Mas este humor de Chandramukha Swami esteve presente em todos os dias da recitação do Srimad Bhagavatham. Ele espalhou entusiasmo, ao liderar kirtanas, dentro e fora do Templo, para estimular a todos até o final do sacrifício.
Também merece destaque a presença de muitos participantes como a devota Rama Shakti, que se fez acompanhar de toda a família, pai, mãe, filha e marido – Sandheep Patel, um indiano que, sem falar Português, durante todos os dias ouviu a recitação do Srimad Bhagavatam, desfrutando dos benefícios do sacrifício. Destaque ainda para o mascote Syama Rupa, de treze anos, que, acompanhando a mãe, Lalita Gopi e a irmã, não perdeu um dia de sacrifício e ainda teve tempo para fazer serviços devocionais; para Patrícia e Alicia, que, a passeio em Vrajabhumi, participaram pela primeira vez de um programa da ISKCON; e para a devota Nityananda, também acompanhada de toda a família, marido, filho, madrinha e de "Krishna-Krpa", a gata de estimação.
Muitos outros Bhagavat-spatah Yajña virão com certeza, mas o primeiro sempre será lembrado por todos os que mereceram ser os primeiros do Ocidente a participar desse sacrifício, pela misericórdia de Srila Prabhupada, e compartilhar seus benefícios com todo o mundo. Como afirma o próprio Chandramukha Swami, foi realmente uma loucura, proposta por um louco e aderida por outros quarenta loucos. Loucos de amor por Sri Krishna, a Suprema Personalidade de Deus! Todas as glórias sejam para os devotos reunidos!

domingo, janeiro 22, 2006

Governadora do Arizona saúda devotos Hare Krishnas


09 de Janeiro de 2006, Phoenix, Arizona, EUA.
Durante o quarto desjejum da Interfaith em 09 de janeiro, a Governadora Janet Napolitano convidou 400 líderes da comunidade do Vale. Ela encontrou Jaya Gaura Sundara, antes chamado de Dr. Jagadish Patel, presidente do Templo Hare Krishna em Chandler, e aceitou guirlandas de Sri Sri Radha Madhava Hari graciosamente.
Jaya Gaura Sundara dasa, (Jagdish Patel, Ph.D) esteve envolvido com o movimento Hare Krishna desde 1977 enquanto trabalhava como Diretor dos Laboratórios Públicos em Baltimore, Maryland. Aposentou-se desse trabalho em 2003 e escolheu utilizar seu tempo para a ISKCON de Phoenix.

O Calendário Vaisnava agora está Online !!!


Aproveite todas as festas e eventos Vaisnavas, acessando a página do Calendário Vaisnava do Comitê do GBC. Veja Ekadasis e festas inportantes de nossa cultura. Escolha o país, a cidade e o ano.

Começa a Estação dos Festivais !!!


A real estação dos festivais começa onde todos os devotos podem experimentar o néctar da associação dos Vaisnavas no Dhama Sagrado.

Antes de tudo, Bhakti Caru Maharaja está abrindo um novo templo em Ujjain, (Avantipura) nos dias 09 e 10 de fevereiro. O Ujjain, naturalmente, é o lugar do ashram de Sandipani Muni onde Krishna e Balaram foram ao Gurukula.

Dos dias 09 à 22 de fevereiro acontecerá o nosso 3º festival anual do Vrinda Kunda. O Parikrama sairá do Templo de Krishna Balaram em dias alternados começando no dia 12, visitando os locais sagrados de Radha e dos passatempos divinos de Krishna. Para excursões em ônibus, discípulos de Prabhupada e seus acompanhantes será gratuito.

A festividade principal começará no 19º dia de fevereiro. Teremos uma procissão extática de Sankirtan ao redor de Nandagram com todas as senhoras carregando potes de água decorados nas suas cabeças até o Vrinda Kunda onde haverá uma festa maravilhosa para todos.

No dia 25 de fevereiro, em Mayapur, haverá a inauguração do Samadhi Mandir de Bhakti Tirtha Swami. A partir do dia 27 o festival de Mayapur começará com muitas atividades incluindo Navadwipa Mandal Parikrama e culminando no dia sagrado do aparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu no dia 14 de março.

O festival de Vrindavan começa no dia 18 de março. Mahanidhi Swami e outros devotos dos arredores farão o Parikrama dos lugares sagrados de Vraja. E naturalmente haverá o famoso festival de barco.

Então faça seus planos agora e vá para a real estação dos festivais e goze do refresco do néctar dos Dhamas Sagrados e da associação dos Vaisnavas.

sábado, janeiro 21, 2006

"Gita Fest"


A ISKCON Bangalore organizou em janeiro de 2006 a "Gita Fest", que é uma competição entre escolas baseada no Bhagavad-Gita. Essa festa ofereceu aos alunos uma oportunidade de participação em eventos e competições do "Gita", além de uma oportunidade de apreciar as escrituras védicas. Eles puderam cantar os versos do gita em qualquer estilo.
Os participantes com maior pontuação ficam classificados para a segunda preliminar do teste escrito. Uma iniciativa muito interessante. Veja detalhes: www.iskconbangalore.org/gitafest

quinta-feira, janeiro 19, 2006

15º Encontro para a Nova Consciência


O 15º Encontro para a Nova Consciência, acontecerá em Campina Grande/Paraíba/Brasil, no período do carnaval, de 24/02/06 a 28/02/06.
Serão realizadas palestras, workshops, seminários, debates, encontro paralelos, etc, com representantes de diversas filosofias, religiões, credos e tribos. A maioria da programação é gratuita e acontece no teatro municipal da cidade e em escolas e faculdades da redondeza.
O Movimento Hare Krishna tem a quadra de uma escola à sua disposição para hospedagem dos devotos e demais programas. Para hospedagem é cobrada uma pequena taxa que dá direito a prasada. Maiores informações podem ser obtidas com Mahanama Das:
mahanamadas@yahoo.com.br .
Esse encontro é muito enriquecedor. É uma ótima oportunidade para os devotos se conhecerem, se reencontrarem, trocarem idéias, experiências, além de ser uma ótima oportunidade para apresentar ao público em geral o movimento. Há alguns endereços que poderão ser consultados para informações sobre o evento:
www.novaconsciencia.com.br
www.novaconsciencia.org.br
novaong@yahoo.com.br

domingo, janeiro 15, 2006

Devotos brasileiros em site estrangeiro !


Muito interessante essa foto publicada no site estrangeiro www.prabhupada.org/rama de M. Purushatraya e P. Loka Saksi (devotos brasileiros).

sábado, janeiro 14, 2006

Novo artigo sobre abandono de crianças na ISKCON


7 Jan , ALACHUA, FL - O Journal of Religion and Abuse, Vol. 7, No. 3, publicou um artigo escrito por David B. Wolf, PHD, intitulado "Abandono de Crianças e Organizações Religiosas: Um Caso clínico". Em resumo lê-se:
"Este jornal descreve a história e a experiência do abandono de crianças no movimento Hare Krishna. As causas e conseqüências deste fenômeno são discutidas, e como são os processos de cura para indivíduos da instituição da ISKCON (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna). Uma perspectiva histórica em abandono, incluindo uma análise em relação ao cristianismo e internatos, é apresentado como um cenário para entender o abandono de crianças na ISKCON. A ISKCON, representa autenticamente no mundo moderno a cultura védica espiritual da Índia, e deve ter maturidade, sensibilidade e sabedoria na aplicação dos princípios antigos. Contrariamente, seus esforços resultarão em tratamento desumano de seus membros, especialmente as crianças que são bem vulneráveis."
Este artigo originalmente foi feito pelo Diário de Comunicações da ISKCON (ICJ). Um artigo relacionado aparece no Columbia University Press (2004) - "O Movimento Hare Krishna", no capítulo intitulado "Abuso de Crianças e o Movimento Hare Krishna: História e Resposta."
http://www.chakra.org/discussions/GurJan14_06.html

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Estréia do filme "Palavras de Amor" no Brasil !


Está em cartaz nos cinemas do Brasil o filme: "Palavras de Amor", do título original em inglês: "Bee Season", com o ator Richard Geere.

Um dos personagens é o jovem filho do casal, que embora Judeu, resolve se tornar um Hare Krishna. A história central não é o movimento Hare Krishna, mas tem cenas bem interessantes onde aparece Srila Prabhupada (um dos momentos mais emocionantes do filme), os devotos em kirtan, o garoto cantando o maha mantra Hare Krishna e mais algumas cenas.
Veja mais detalhes sobre o filme na postagem do dia 17 de dezembro de 2005.

Vale a pena conferir.

sábado, janeiro 07, 2006

Food For Life inovando !


Devotos distribuem regularmente prasadam de maneira inovadora em Leicester, Inglaterra. São refeições vegetarianas quentes distribuídas na Univerdadede de Leicester numa rickshaw (tipo de bicicleta indiana). Os patrocinadores do programa são muitos, cada um doa alguma coisa e assim o projeto caminha. Eles possuem um centro onde também são distribuídos alimentos aos indigentes e desabrigados. Veja mais no link:

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Ratha Yatra 2006 em Porto Alegre


Confira mais um festival de Ratha Yatra. Agora é só escolher o mais próximo de você ! Clique na figura e veja os detalhes.

Mikhail Gorbachev recebe misericórdia !


O 6º encontro do Prêmio Nobel da Paz em Roma, foi agraciado com a presença de alguns devotos locais que não perderam a ocasião para apresentar os livros de Srila Prabhupada e distribuir prasadam.
Dentre os diversos convidados, destaca-se o prefeito de Roma, Mikhail Gorbachev, recebendo presentes dos devotos em favor da paz e do diálogo inter-religioso.
Nos anos 90, houve uma campanha para que ele libertasse muitos devotos que foram presos pelo antigo regime da extinta União Soviética, pois adotou nas novas leis do país liberdade de consciência e religião.

Celebração do Ano Novo no mundo


O Ano Novo foi celebrado em várias regiões do mundo com muita festa e entusiasmo dos devotos. Clique na figura e veja.

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Notícias do Projeto Sedona - Arizona


Os planos para o projeto do maior templo em décadas, fizeram notícia de primeira página nos EUA. Sedona será o maior templo em estilo indiano da América do Norte. Os planos contam com 61 milhões de dólares que serão gastos com a construção do Centro de Cultura Védica Sedona.
O complexo do templo a ser construído em Sedona, Arizona contará com uma escola Védica de música, dança, astrologia, ciência, medicina ayurveda, yoga e meditação. Terá muitos jardins e acomodação para os visitantes. Também contará com restaurantes de comida vegetariana, indiana e cozinha internacional. O diretor do projeto é Dasarath Pandit que tem muita experiência em contruções. Clique na imagem para uma cópia completa do artigo.

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Vaiyasaki Das no Festival da Índia


Para quem não conhece, mas já ouviu muitas músicas devocionais interpretadas por ele, não pode perder o show, A Música Encantada da Índia, de Vaiyasaki das. O evento será no VIII Ratha Yatra de São Paulo, no dia 20/01/2006, às 20h.

Celebração da vida e legado de Bhakti Tirtha Swami


O Instituto para Tecnologia Espiritual Aplicada apresenta a Celebração da Vida e Legado de B.T. Swami Krishnapada, sábado, 21 de janeiro de 2006. O programa inclui workshops, discussões, almoço livre e muito mais.

Guerreiras espirituais


Dorothy Stang era uma freira católica e ativista dos direitos humanos no Brasil que recentemente foi assassinada. Poucos sabem mas Hladini Dasi, uma devota Vaisnava teve um destino semelhante ao da freira durante seu trabalho missionário na Libéria há 12 anos. Ambas com com fé e convicção incondicional abandonaram o corpo.
Hladini dasi passou os últimos anos de sua vida na áfrica, ajudando os pobres e instigando em muitos uma fé religiosa profunda com seus ensinamentos e exemplo.
O grande êxito de Dorothy e Hladini foi que inspiraram em muitos uma determinação genuína a viver sob o abrigo de Deus. Mostraram como operar as armas da não-violência e compaixão. Elas viam a presença e a proteção de Deus em lugares onde outros viam apenas violência e desespero.